Home/Notícias/Crianças, chegou a hora do banho!

Crianças, chegou a hora do banho!

Crianças, chegou a hora do banho!

Se o seu filho não é definitivamente uma criança que se sente como peixe dentro de água na banheira, aqui ficam algumas dicas da Embelleze Portugal para que a hora do banho passe a ser não uma obrigação, mas um momento em família super divertido, cheio de cumplicidade e onde não faltam as precauções de segurança necessárias. Afinal, estamos a falar de crianças, esses seres tão fofinhos quanto frágeis!

1 – Faça da segurança uma prioridade

Um banho divertido é, acima de tudo, um banho seguro. Por isso, afaste todo o tipo de aparelhos elétricos do contacto com a água (secador, aquecedor…), coloque sempre um tapete antiderrapante no fundo da banheira ou do chuveiro e evite a utilização de acessórios (brincos, anéis, relógios…) durante o momento do banho, de forma a não magoar, sem querer, os mais pequenos.

2 – Afaste o medo da água

Encha sempre primeiro a banheira com água fria e só depois tempere com água quente, para evitar que a curiosidade dos mais pequenos cause queimaduras e traumas indesejados. A partir daí, mantenha a água a uma temperatura agradável para a pele dos mais pequenos (mais sensível do que a pele dos adultos) e deixe a aventura do banho começar.
 

3 – Prepare um local do banho divertido

As crianças não são fãs da monotonia. Por isso, providencie decoração, brinquedos e brincadeiras (patos de borracha, regadores, barcos, esponjas em forma de animais, astronautas, livros plastificados, princesas e submarinos) que façam do ritual do banho um momento mágico que vale a pena repetir diariamente sem fazer birras!
 

4 – Escolha produtos especificamente concebidos para crianças

Tal como a pele, também os cabelos infantis são mais delicados dos que os cabelos dos adultos. Assim, opte por produtos sem Parabenos, Petrolatos, Silicones e Sulfatos, que respeitem a pele e o couro cabeludo das crianças, como é o caso da linha Novex Meus Cachinhos, testada dermatologicamente e indicada para os caracolinhos dos mais pequenos. Faça o mesmo com os produtos para a pele (loção, gel de banho, sabonete e água de colónia) e os acessórios (termómetro da água, escova, necessaire, pijama…).

5 – Use e abuse do truque da distração

No final de um dia de trabalho, sabemos que a originalidade tende a ser escassa para os pais, mas sempre que possível, tente contar histórias, inventar concursos entre irmãos (quem toma banho mais rápido, por exemplo) ou encarne uma personagem diferente. Assim, em vez de ser o pai ou mãe a dar banho ao seu filho, pode ser um gnomo, um palhaço ou uma fada madrinha!

6 – Crie momentos inesperados de animação

Aproveite as fases do antes e depois do banho para criar um ambiente de cumplicidade surpresa. Experimente pegar no chuveiro e começar a cantar uma música no banho ou use toalhas originais e brinque com os mais pequenos aos super-heróis de capa esvoaçante ou às princesas com manto real.

7 – Elogie a criança no final do banho

Elogios tais como “Que cheirosa!” ou “Que bonito!” são essenciais para que a criança se sinta bem, feliz e super orgulhosa de ter o ritual do banho como parte da sua rotina diária.

8 – Pergunte e partilhe sem receios

O saber não ocupa lugar e, no que respeita a crianças, todas as dúvidas são válidas. Por isso, se continua com receios, insucessos na hora do banho ou outras perguntas sem resposta, fale com o seu pediatra, leia livros de puericultura ou partilhe a sua experiência com outras mães e amigas.
Por | 2017-05-26T10:21:05+00:00 2626 0505 20172017|Notícias|